Inauguração da nova sede da Defesa Social da cidade de Curitiba.

 Inauguração da nova sede da Defesa Social da cidade de Curitiba.


Na manhã desta segunda-feira, 17, o prefeito Luciano Ducci inaugurou a nova sede da Secretaria Municipal da Defesa Social. A partir de agora, todo o setor administrativo, diretoria, superintendência e comando estratégico e de inteligência da segurança pública municipal estão concentrados num prédio próprio, localizado na esquina das ruas Vicente Machado e Desembargador Costa Carvalho, no Batel.
“A Defesa Social é uma secretaria muito operacional e, por isso, necessitava de um espaço próprio”, explicou o prefeito. Anteriormente, o comando da pasta estava no edifício Delta, no Alto da Glória, ao lado de outras secretarias municipais.
“Este espaço novo identifica muito bem as ações da Guarda Municipal e servirá para a população como um ponto de referência da segurança municipal”, comentou Luciano Ducci.
A nova sede tem 1.200 m2 e abriga 120 servidores. O funcionamento do prédio será 24 horas por dia, nos sete dias da semana. “O comando da Guarda Municipal necessitava de um local próprio, mais seguro e reservado e com acesso mais fácil”, confirmou o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain.
Balanço - Entre os muitos avanços realizados nos últimos anos, a Defesa Social promoveu um salto no número de câmeras de videomonitoramento na cidade. Em 2005, Curitiba contava com apenas 14 câmeras. Hoje, são 173 câmeras em funcionamento, além de centrais de controle.
São elas: um Centro de Controle Operacional (CCO), no bairro Sítio Cercado; um Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico de Câmeras de Curitiba (Cimec), na Praça Osório; e uma microcentral em cada núcleo regional da cidade.
As imagens captadas pelas câmeras de monitoramento ficam armazenadas em uma central e podem ser usadas pelas forças de segurança, Ministério Público e Judiciário, na elucidação de crimes, condenações e busca por foragidos.
Os equipamentos fazem parte do planejamento que prevê a instalação de 450 câmeras até a Copa do Mundo de 2014. “Curitiba avançou muito na área de segurança”, afirma o prefeito Luciano Ducci. “A cidade se torna cada vez mais inteligente na questão do videomonitoramento”.
Apesar da segurança pública não ser uma atribuição constitucional dos municípios, Curitiba tem procurado atender de forma especial os anseios da população, segundo explica o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain.
“Seja com investimentos próprios ou buscando parcerias com os governos estadual e federal para aplicação na área da segurança pública, o objetivo é proporcionar maior qualidade de vida a quem mora em Curitiba”, diz Chain.